a) Quanto à sua natureza espácio-temporal

• Estáticos – agrupam elementos de informação independentes do tempo, alterando apenas a sua dimensão no espaço, nunca perdendo o seu significado, por exemplo, imagens e textos.
- Imagem e gráficos – as imagens e gráficos podem ser considerados, respectivamente, do tipo bitmap e do tipo vectorial quando são utilizados em aplicações multimédia num sistema informático. Estes podem ser obtidos por captura, através da utilização de um scanner ou de uma câmara digital, ou ainda, serem gerados no computador através da utilização de programas específicos.
- Texto – é a forma mais utilizada de divulgar informação em diversos meios e formatos. O texto pode ser apresentado de três formas:
1. Texto não-formatado (plain text) - no editores de texto, como o Bloco de Notas, onde se recorre apenas a um conjunto de caracteres, existindo um único estilo.
2. Texto formatado (rich text)- nos processadores de texto, como o Microsoft Word, onde a aparência do texto é mais rica, existe vastas fontes e dimensões para os caracteres.
3. Hipertexto - Este formato de representação permite navegar entre quaisquer documentos de texto que se designam por nós (nodes), por intermédio de hiperligações (links) que se estabelecem entre partes dos nós de texto. O Hipertexto define-se como sendo texto não-linear.
• Dinâmicos – agrupam elementos de informação dependentes do tempo, por exemplo, áudio, vídeo e animações. Nestes casos, uma alteração do tempo na apresentação conduz a uma alteração na informação associada ao media, alterando o seu significado.
- Áudio - corresponde à reprodução electrónica do som nos formatos analógico ou digitais.
1. Analógico – gravado nas cassetes ou discos de vinil.

2. Digital – corresponde a um formato compatível com o processamento realizado pelos computadores. Pode ser obtido por digitalização (através de fontes sonoras, resultando em ficheiros que, mesmo compactados, ocupam um espaço considerável e apresentando perdas de qualidade do sinal capturado) ou directamente (utilizando um sintetizador MIDI da placa de som. Desta forma, os ficheiros apenas guardam a informação do áudio a ser reproduzido, resultando em ficheiros mais pequenos e de qualidade superior).
1.Digital, por exemplo, vídeo criado por uma câmara de vídeo digital ou sinal de emissão de um canal de televisão digital.
2. Analógico , por exemplo, vídeo criado por uma câmara de vídeo analógica ou sinal da emissão de um canal de televisão analógico.



0 comentários:
Enviar um comentário